La Saint-Valentin: Hymne à l`Amour

No dia 14 de fevereiro celebrou-se La Fête de la Saint-Valentin.

Como forma de comemorar o amor, na sua dimensão mais ampla (“couples, amis, famille, universel”), os alunos de Francês dos 8.º, 9.º e 11.º anos foram desafiados a aprofundar os seus conhecimentos sobre este dia festivo de Amor Incondicional e Universal, construindo um mural criativo.

Esta comemoração, para além de reforçar a aprendizagem da língua francesa, permitiu, igualmente, a articulação com o Programa Regional de Educação Sexual em Saúde Escolar (PRESSE), no âmbito de um desenvolvimento estruturado dos afetos.

Indubitavelmente, os afetos e os sentimentos usam uma linguagem universal que, muitas vezes, e independentemente da língua ou de níveis de proficiência linguística, é difícil de exprimir por palavras.

Neste contexto, os alunos do 8.º ano consideraram, numa primeira fase, que a atividade seria simples; contudo, depressa surgiram dificuldades que iam além do domínio da língua francesa. Começaram por ouvir, analisar e refletir sobre a música “On écrit sur les murs le nom de ceux qu’on aime”, interpretada pelo grupo Kids United. De seguida, era “só” pensar e elaborar uma pequena mensagem para “registar” na parede da escola Monsenhor Jerónimo do Amaral que, depois de retirada, ficasse gravada na memória como forma de expressão do amor, do afeto e da importância dos valores nas relações humanas.

Prontos a começar, os olhos viraram-se em várias direções, mãos paradas, canetas e lápis imóveis e folhas de papel que permaneciam em branco… Uma última orientação: “Pensem com o coração, só isso!”. E as palavras foram surgindo. Devagar. Confusas, mas verdadeiras. Ao fim de muitos minutos, todos conseguiram deixar o seu registo e “escrever” o nome daqueles que amam, assim como o significado que os mesmos têm para cada um. Finalmente, a criação de um mural, “pintado” de mensagens e de corações, cuja simbologia dispensa explicações.

Os alunos das turmas dos 9.ºA, B, C, D e E criaram individualmente um avatar, com recurso a algumas ferramentas digitais pedagógicas (HeyGen, AvatarMaker, Zepeto, Vocaroo…)  Aqui como contributo para o mural final. (ver aqui)

Os alunos das turmas do 11.º B e do 11.º D criaram um vídeo com recursos à aplicação Genially e à aplicação Cap-Cut, contextualizando a importância deste dia. Para além da articulação com o PRESSE, realizada em todos os anos, foi desenvolvido nestas duas turmas uma articulação específica com a docente de Português em que a mesma destacou a temática do Amor na obra Amor de Perdição de Camilo Castelo Branco. O desenvolvimento destas aprendizagens contribuiu para a construção do mural digital, colocando a visão do Amor na obra analisada e a visão do Amor na Atualidade. Aqui.

A atividade foi muito apreciada pelos alunos, tendo demonstrado empenho e responsabilidade na concretização das tarefas.

Que as palavras sirvam sempre para transmitir mensagens e valores positivos e que sejamos capazes de as ensinar e de as aprender com o coração.

As docentes de Francês: Lília Gonçalves /  Lúcia Gonçalves