Departamento de Ciências Sociais e Humanas
Ciências Sociais e Humanas
Visita de estudo ao World of Discoveries e à Nau Quinhentista / Alfândega Régia
No âmbito da disciplina de História, 6ºano, realizou-se no dia 06 de novembro de 2024, uma Visita de Estudo ao World of Discoveries e à Nau quinhentista /Alfândega Régia no Porto e em Vila do Conde, respetivamente. Foi uma excelente atividade, pedagógica e inesquecível!
No World of Discoveries, os alunos passaram por vários espaços onde observaram réplicas de embarcações e de instrumentos náuticos, tocaram em quadros interativos e informativos, em globos 4D, observaram hologramas, sentiram o ambiente do interior de uma nau, da sua tripulação, produtos e armas e de um estaleiro em tamanho real. Depois, embarcaram (túnel imersivo de 9 metros) e ao longo da viagem percorreram todas as terras do Império português do século XVI!
Na visita à Nau Quinhentista os alunos conheceram uma verdadeira nau do século XVI, numa visita guiada, seguida da ida à Alfândega Régia – Museu de Construção Naval, onde lhes foi explicado o processo de desembarque, pesagem, venda e aplicação de impostos às mercadorias vindas dos vários continentes no século XVI.
Uma visita de estudo que foi um sucesso pois aprender em espaços museológicos traz mais conhecimento, compreensão e gosto pela História!
n x Ciência às 5 - Palestra de Verónica de Zea Bermudez - UTAD
É com grande entusiasmo que damos início a mais um ano letivo e, com ele, à formação, desta feita, "n x Ciência às 5", destinada a professores das áreas de Biologia e Geologia, Física e Química e Matemática, organizada e dinamizada pelo Departamento de Ciências Experimentais e do grupo de Matemática do nosso Agrupamento, em parceria com o Espaço Miguel Torga.
A formação é acreditada e contará com três sessões em cada período, realizadas às quartas-feiras, a partir das 17h. Em cada sessão, teremos a honra de receber professores de alto relevo, que nos trarão discussões e reflexões sobre temas recentes e relevantes nas nossas áreas de ensino.
Esta é uma excelente oportunidade para expandir os seus conhecimentos e competências, partilhar experiências e acompanhar as novidades pedagógicas e científicas. Convidamos, assim, à sua participação ativa neste espaço de aprendizagem e troca de saberes.
Caso pretendam participar devem comparecer na primeira sessão, já no dia 25 de setembro, como cartaz em anexo. O número de inscrições na formação é limitado.
Equipa do “n X Ciência às 5”
SITE "Sociologicamente" - Alunos de Sociologia do 12ºD

https://sites.google.com/view/sociologia12d/p%C3%A1gina-inicial?authuser=2
Agrupamento Morgado de Mateus "Celebrar Abril”.
Um espetáculo solidário promovido pelo Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus com os ideais da Liberdade e da solidariedade, foi apresentado no Teatro Municipal de Vila Real, com lotação esgotada e 180 alunos em palco, dos 4º, 6º, 8º, 9º, 11º e 12ºanos. A dinamização foi do grupo de História em parceria com o 1º Ciclo e as disciplinas de Educação Musical e Educação Visual.
Porque é preciso não esquecer…
No âmbito da comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, foi organizada uma Sala Temática sobre o Estado Novo. Esta iniciativa despertou nos alunos interesse e motivação pelo estudo do tempo da ditadura em Portugal. Junto dos familiares, nomeadamente os avós, ouviram as suas memórias, conheceram as suas vivências e ainda conseguiram a cedência de alguns materiais/objetos que contribuíram para o enriquecimento da Sala Temática.
Teresa Vilela
VISTA A SERRALVES E AO MUSEU DO HOLOCAUSTO
Os alunos do 9ºano visitaram no Porto, no dia 15 de abril, a Fundação de Serralves e o Museu do Holocausto. Na visita a Serralves, os alunos viveram dois momentos distintos: o passeio livre no exterior que lhes permitiu o contacto com a Natureza e usufruir de espaços diversos e interligados( jardins ,mata e quinta tradicional), pontilhados, aqui e ali, por esculturas ,em perfeita sintonia.
À descoberta da História Local
No contexto do tema da Idade Média e com o objetivo de valorizar a História Local, os alunos do 5ºano da professora Ana André foram ao Museu da Vila Velha situado no local de origem da cidade de Vila Real. Conheceram, numa visita guiada, a história da fundação da nossa cidade, viram os achados arqueológicos que foram encontrados durante as escavações na área (fragmentos de peças de cerâmica, mós, esculturas, etc.) bem como painéis explicativos sobre a ocupação da cidade desde os tempos pré-históricos. No exterior, conheceram as ruínas e o local das antigas muralhas da cidade, a igreja de S.Dinis, a primeira de Vila Real, onde estão os túmulos de D.Lourenço, o Espadeiro e o do guerreiro João Macedo.
Em seguida visitaram a Sé ou Igreja de S.Domingos, tida como o melhor exemplo de arquitetura gótica de Trás-os-Montes e o Pelourinho, símbolo da autonomia do concelho de Vila Real medieval.
Uma manhã de aprendizagens “in loco” da História da nossa terra!
Visita de Estudo ao Museu "Vilar Formoso Fronteira da Paz, Memorial aos Refugiados e ao Cônsul Aristides de Sousa Mendes"
No dia 19 de março de 2024, as turmas do 9º D, E e H, realizaram uma visita de estudo ao Visita de Estudo ao Museu "Vilar Formoso Fronteira da Paz, Memorial aos Refugiados e ao Cônsul Aristides de Sousa Mendes", dedicado à passagem dos refugiados por Portugal, durante a Segunda Grande Guerra. E ainda seis núcleos expositivos: "Gente como nós", "Início do pesadelo", "A viagem", "Por terras de Portugal" e "A partida” e ao Centro Histórico de Almeida. Acompanhadas pelas docentes: Aurora Cerqueira, Ana Isabel Carvalho, Maria João Coutinho e Rita Duarte. A visita de estudo foi promovida no âmbito das Aprendizagens Essenciais da disciplina de História.
VISITA DE ESTUDO AO PORTO
No dia 12 de março de 2024, as turmas do 11º C e D, e 12ºD, realizaram uma visita de estudo ao museu nacional Soares dos Reis e à Fundação de Serralves, no Porto, acompanhadas pelas docentes, Armanda Pinheiro, Ana Cristina Paulo, Sofia Doutel e Aurélia Pimentel. A visita de estudo foi promovida no âmbito das Aprendizagens Essenciais da disciplina de História A, nomeadamente as correntes artísticas do Romantismo, Naturalismo, Realismo e Modernismo. Esta visita foi uma mais-valia porque, como referiram os alunos no relatório da avaliação da atividade, “estes museus mostram-nos como em tão pouco tempo as mentalidades mudam e como a arte reflete isso, se queremos saber mais sobre algum tempo histórico podemos começar por ver a sua arte, visto que a arte é o espelho dos valores da sociedade. A visita de estudo mostrou-nos de uma forma dinâmica o nosso património e a nossa cultura”.