No âmbito do “Dia da Internet Mais Segura”, celebrado a 10 de fevereiro, os alunos do 4.º ano participaram numa atividade inovadora com Patrícia Posse, que uniu tecnologia, pensamento crítico e criatividade. Embora o tema central da data fosse a segurança online, a sessão deste ano destacou também o QI e a Inteligência Artificial, convidando os alunos a refletirem sobre o papel crescente destas ferramentas no quotidiano.
Esta profissional da comunicação, com um percurso profissional nas áreas do jornalismo, da assessoria e da literacia mediática, desafiou 40 alunos a seguirem o lema “Pensar, Perguntar, Decidir”, incentivando-os a analisar informação, a questionar fontes e a tomar decisões conscientes — competências essenciais numa era em que a tecnologia evolui rapidamente.
Reconhecer os usos positivos e os riscos associados à utilização da Internet, identificar conceitos nucleares (como dados pessoais, cibersegurança, privacidade, etc.) e saber a quem recorrer em caso de situações online desconfortáveis/sensíveis foram os principais objetivos desta sessão do “Dia da Internet Mais Segura”.
Além das recomendações práticas para adotarem comportamentos preventivos de segurança no ambiente digital, os alunos foram distribuídos em dois grupos e convidados a construir um robô em apenas oito minutos. Um dos grupos podia recorrer a ferramentas de IA e o que se assistiu permitiu-lhes constatar que a IA ajuda a pensar, mas quem decide, quem pensa e quem cria é o ser humano. Com este exemplo prático e com a resolução dos dilemas apresentados, os alunos mostraram curiosidade e entusiasmo, revelando uma compreensão cada vez mais madura de sobre como usar a internet e a IA de forma segura, responsável e inteligente.
A atividade terminou com um repto: continuar a pensar antes de clicar, perguntar antes de acreditar e decidir com responsabilidade e sentido crítico. Esta atividade foi promovida pela Biblioteca Escolar.
Um sincero obrigada à Patrícia Posse
Biblioteca Escolar