Departamento de Ciências Experimentais
Ciências Experimentais
Biologia, Promoção da Educação para a Saúde e Biblioteca: Uma Parceria Educativa
A atividade, desenvolvida no âmbito da disciplina de Biologia (12.º ano), articulou-se com a Promoção e Educação para a Saúde e com a Biblioteca Escolar, decorreu nos dias 12 e 14, com a turma 12.º B e nos dias 25 e 27 de novembro, com a turma 12.º A. Contou com a participação do Enfermeiro Jacinto Gomes, da Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro – USF Fénix. Os alunos visualizaram o filme Juno, seguindo-se uma dinâmica de leitura e resposta a questões sobre gravidez na adolescência, métodos contracetivos e tomada de decisão. Posteriormente, participaram num debate orientado pelo Enfermeiro Jacinto, no qual escreveram dúvidas de forma anónima, todas esclarecidas pelo profissional de saúde. A iniciativa permitiu desenvolver literacia dos media, da informação e da saúde, reforçando competências fundamentais no âmbito da educação sexual. A escola expressa o seu agradecimento ao Enfermeiro Jacinto Gomes, pela disponibilidade e pelo contributo qualificado para a formação dos alunos.
VISITA DE ESTUDO AO MUSEU DE ANATOMIA DO ICBAS E LABORATÓRIO ABERTO DO INSTITUTO I3S NO PORTO- ALUNOS DO 12.º A e DO 12.º B
Os alunos das turmas A e B do 12.º ano realizaram, no âmbito da disciplina de Biologia, uma visita de estudo ao Porto, ao Museu de Anatomia do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto e ao Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S).
A manhã foi dedicada ao Museu de Anatomia do ICBAS. A visita foi guiada por uma investigadora e, ao longo do percurso, os alunos puderam observar peças anatómicas únicas e aprofundar conhecimentos sobre a organização do corpo humano.
Durante a tarde, no Instituto i3s, os alunos participaram, com grande entusiasmo, numa atividade prático-experimental sobre o cancro do colo do útero e o vírus do papiloma humano (HPV).
Esta visita de estudo constituiu uma experiência enriquecedora que aproximou os alunos da ciência e da investigação biomédica, representando uma mais-valia para o seu percurso formativo. Permitiu-lhes articular a teoria com práticas reais de investigação, reforçar o currículo da disciplina de Biologia e despertar o interesse pela ciência e pelo trabalho laboratorial e de investigação.
Pó de Estrelas na Biblioteca Monsenhor Jerónimo de Amaral
No dia 13 de outubro, a turma do 7.º D participou numa atividade conjunta entre a Biblioteca Escolar e a disciplina de Física e Química, dinamizada pela professora Anabela Coelho. A partir do livro Pó de Estrelas, os alunos leram e exploraram poemas relacionados com o Universo, abordando temas como o Big Bang, as estrelas, os planetas e os cometas.
Foi uma aula diferente e muito produtiva, que uniu ciência e literatura de forma inspiradora!
Alunos participam de palestra sobre Suporte Básico de Vida e aprendem técnicas essenciais de primeiros socorros
Nos dias 13, 17 e 18 de fevereiro as turmas do9º ano e a turma do Curso Técnico em Animação de Turismo tiveram a oportunidade de participar numa palestra educativa sobre Suporte Básico de Vida (SBV), ministrada por profissionais da área da saúde. O evento, realizado no auditório da escola, teve como objetivo consciencializar e capacitar os alunos para agir em situações de emergência.
Durante a palestra, os especialistas abordaram temas como a importância da rápida identificação de uma paragem cardiorrespiratória (PCR), os procedimentos corretos para realizar a reanimação e técnicas a implementar em caso de obstrução ligeira e grave da via aérea.
A atividade contou com demonstrações práticas, nas quais os alunos puderam exercitar as manobras ensinadas. Os alunos também elogiaram a iniciativa e ressaltaram a importância do conhecimento adquirido.
Estas atividades são importantes para a formação dos alunos preparando-os não apenas para o futuro profissional, mas também para situações reais que podem fazer a diferença na vida de muitas pessoas.
Descoberta pela Ciência e Sustentabilidade - Escola Amiga de Pais
Realizou-se no sábado, dia 30 de novembro, mais uma sessão da Escola Amiga dos Pais, com a presença de pais, encarregados de educação, alunos e professores da Equipa, na UTAD, com o tema: "Descoberta pela Ciência e Sustentabilidade"
As palestras foram as seguintes:
1."Laboratórios seguros, futuros brilhantes: ABC da Biossegurança para Pais de Jovens Cientistas" (Palestrante: Drª Ana Cláudia Coelho);
Foi feita, de forma brilhante, uma abordagem educativa e interativa para explicar a importância da biossegurança nos laboratórios, com foco em sensibilizar pais, alunos e professores sobre os cuidados e práticas seguras em ambientes científicos.
2."Liga da Justiça: O Papel da Ciência na Investigação Criminal Animal" (Palestrante: Drª Isabel Pires)
Uma apresentação sobre como a ciência apoia a investigação de crimes contra os animais, revelando técnicas e casos reais em que o conhecimento científico foi essencial para a justiça animal.
3."Missão (Im)possível: Zero extinção. Entre a Ciência e a Conservação da Vida Selvagem" (Palestrante: Drº Filipe Silva)
Foi apresentada uma exploração sobre os desafios da conservação de espécies ameaçadas, destacando os esforços científicos para alcançar o objetivo de "zero extinção" e proteger a biodiversidade.
Como atividades integrantes da Sessão, visitámos o Centro de Recuperação de Animais selvagens da Utad e libertamos uma coruja que esteve semanas em recuperação, o que encantou todos os presentes!
Este evento foi uma oportunidade única para explorar temas científicos relevantes e atuais, envolvendo especialistas apaixonados pelas suas áreas. Em suma, o ideal para estudantes, pais e professores curiosos sobre ciência e natureza!
PALESTRA SOBRE "ÉTICA, LIBERDADE E INFERTILIDADE" ENCANTA ALUNOS E PROFESSORES
Desenvolvimento: No âmbito das atividades promovidas pelo Clube Ciência Viva da Escola Secundária Morgado de Mateus, o Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus teve, no passado dia 22 de novembro, a honra e o privilégio de receber o Professor Doutor Marco Alves, docente e investigador de renome internacional da Universidade de Aveiro, para uma palestra inspiradora, memorável e de grande qualidade sobre o tema "Ética, Liberdade e Infertilidade”.
A palestra foi um verdadeiro sucesso. Alunos e professores destacaram não só o impacto dos conteúdos apresentados, mas também a forma cativante e dinâmica com que o Professor Marco
Alves conduziu a sessão.
A atividade contou com a presença das turmas 12.º A, 12.º B, 11.º A, 11.º B e 2.º B, acompanhadas pelos respetivos professores. O Diretor da Escola, Ricardo Montes, apresentou o
palestrante e assistiu a parte da sessão.
O Clube Ciência Viva da Escola Secundária Morgado de Mateus expressa a sua profunda gratidão ao Professor Doutor Marco Alves pela sua generosa disponibilidade e por proporcionar este momento único de aprendizagem, reflexão e enriquecimento. Agradece igualmente aos professores e alunos pela sua presença e entusiasmo.
Esperamos poder contar com o Professor Marco Alves e com mais atividades deste nível no futuro!
n x Ciência às 5: O que se esconde por trás da cor: o caso do vinho
"A teoria das cores está ligada tanto à luz quanto à perceção; qualquer análise completa de cores deve levar em conta tanto as propriedades físicas quanto as sensações visuais.".
James Clerk Maxwell, Físico e Matemático Escocês.
No dia trinta de outubro, realizou-se a segunda sessão do ciclo de palestras "n x Ciência às 5", promovida pelo Departamento de Ciências Experimentais e pelo Grupo de Matemática do Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus, no Espaço Miguel Torga, em S. Martinho de Anta. A sessão contou com a presença do orador Prof. Dr. Victor Freitas, do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, que abordou o tema “O que se esconde por trás da cor: o caso do vinho”. O professor iniciou a sessão explicando que a cor é um dos fenómenos da natureza capazes de evocar emoções, apresentando exemplos de situações do dia a dia e discutindo as emoções que cada uma pode despertar. Fez uma resenha histórica dos corantes inorgânicos, orgânicos e sintéticos, destacando os fenómenos físicos e químicos envolvidos nesses compostos e como interagem com o ambiente para criar diferentes tonalidades. Para finalizar, abordou o caso do vinho, explicando que os compostos responsáveis pela cor dos vinhos rosés e tintos, as antocianinas, estão presentes nas películas das uvas tintas, de onde são extraídos. Essas substâncias têm a particularidade de serem bastante instáveis, o que permite que a cor do vinho mude à medida que ocorrem transformações químicas.
O Prof. Dr. Victor Freitas apresentou o seu trabalho de maneira clara e acessível, despertando grande interesse e entusiasmo na plateia em relação ao tema abordado. A sessão foi, sem dúvida, um momento importante de aprendizagem. Manifestamos a nossa gratidão pela prontidão com que o Prof. Victor aceitou o nosso convite e pela valiosa contribuição do seu conhecimento. A generosidade em compartilhar a sua experiência







