Departamento Primeiro Ciclo
Primeiro Ciclo
Vamos pintar as mãos de laranja!
No âmbito da campanha internacional Orange the World, que promove a sensibilização para a eliminação da violência contra meninas e mulheres e para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, os alunos do 3.º e 4.º ano participaram (ontem dia 17 de novembro) numa sessão especial realizada nos três centros escolares do nosso agrupamento.
Sob o mote “Vamos Pintar as Mãos de Laranja”, a Dra. Cláudia Faceira — mestre em Psicologia do Comportamento Desviante e Justiça pela Universidade do Porto — desafiou os alunos a refletirem sobre valores essenciais como o respeito, a amizade e a importância de dizer não à violência. Através de jogos e histórias simples, foi criada uma dinâmica envolvente de partilha e aprendizagem, permitindo que os mais novos compreendessem, de forma acessível e significativa, a relevância deste tema. No final, ficou lançado o desafio de pintar as mãos de cor laranja, símbolo da campanha, e deixar a sua marca em painéis coletivos. Estes murais, cheios de cor e significado, serão expostos no exterior das escolas no dia 25 de novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres.
Com música e entusiasmo, os alunos perceberam que cada mão pintada representa um compromisso: o de crescer em comunidade, promovendo a paz, a solidariedade e a esperança num futuro sem violência. A iniciativa foi recebida com grande alegria e tornou-se um verdadeiro momento de união e aprendizagem, reforçando que a mudança começa nas pequenas ações de cada um.
A Biblioteca Escolar do AEMM agradece a generosa disponibilidade da Dra. Cláudia Faceira, que com doçura e carinho soube transmitir aos mais novos uma mensagem de coragem e de respeito.
A coordenadora das Bibliotecas Escolares do AEMM – Áurea Pimentel
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Desfolhada com os alunos.
DIA DA ALIMENTAÇÃO NO JI DE PONTE
Dando cumprimento ao PAA o JI de Ponte celebrou o Dia da Alimentação enquanto atividade promotora de hábitos alimentares saudáveis. As crianças experienciaram momentos de degustação de frutas frescas, sumos naturais e batidos. Falamos sobre a importância de uma alimentação equilibrada que deve contemplar todos os alimentos com quantidades adequadas. A iniciativa visou incentivar o consumo de alimentos nutritivos desde cedo. Destacamos an variedade de cores, texturas, sabores e benefícios das frutas para a saúde.
Estas atividades foram apresentadas e exploradas de forma lúdica.
UNIDOS CONSTRUIMOS LIBERDADE
No âmbito das atividades do “25 de abril”, a Biblioteca do Douro lançou umdesafio às famílias dos nossos alunos para a construção de um cravo, que fosse a fotografia da liberdade de expressão de cada um. Palavras, pinturas, colagens … uma imensidão de emoções foram expressas, dando lugar a um símbolo que sendo ele já tão importante para a democracia o nosso país, este NOSSO CRAVO revela realmente que uma pétala, um família, um cravo, uma escola constrói liberdade.
Exposição de trabalhos dos alunos do pré-escolar e 1º ciclo, do Agrupamento de Escolas Morgados Mateus.
O Espaço Miguel Torga abriu portas para receber a exposição de trabalhos dos alunos do pré-escolar e 1º ciclo, do Agrupamento de Escolas Morgados Mateus.
Turmas do 2º ano da Escola da Araucária juntam-se para a Pintura de um Biombo inspirando-se na Natureza
A turma V8, V9 e V10 da Escola Básica de Vila Real nº7 (Araucária) reuniram-se para realizar um projeto artístico. Esta atividade decorreu durante as aulas de Enriquecimento Curricular de Atividade Artística, que deixou a sua marca, tanto na escola, quanto nos corações de todos os envolvidos. Desafiada pela Professora da Educação Especial, Lurdes Martins e com a orientação e supervisão da mentora Luana Sousa, os alunos do 2º ano lançaram-se na tarefa de pintar um biombo que capturasse elementos da Natureza. O biombo foi pintado na sala STAR -Serviço de Tecnologias de Apoio e Recreação Adaptada – Bárbara Ferreira, inaugurada recentemente, na EB nº 7. Esta sala foi criada com o propósito de melhorar as condições de aprendizagem, inclusão e lazer de estudantes com necessidades específicas. Pretendeu-se assim transformar o que era um “simples” biombo branco numa explosão de cores e emoções. O biombo é uma peça de mobiliário versátil com origens na China antiga, que desempenha várias funções práticas e decorativas tais como: divisor de espaços, privacidade ou como simples elemento decorativo.
MULHER é ABRIL.
Na semana de 4 a 8 de março, os alunos da turma D5 da EB do Douro, no âmbito da Cidadania e Desenvolvimento trabalharam de modo transversal a temática “Igualdade de Género”. Leram e exploraram um artigo publicado pela ONU, onde constataram que os Direitos da Mulher, ainda se encontram aquém do desejável no acesso à educação, no salário e na participação política.
As pesquisas realizadas permitiram descobrir que não há profissões de homens e de mulheres, que a diferença salarial não faz sentido, uma vez que homens e mulheres trabalham lado a lado, como também não faz sentido discriminar quem exerce trabalho de acordo com a sua escolha e competência.
Mês dos afetos – Família
Na Escola Básica do Douro, o mês de fevereiro pautou-se pela reflexão sobre os afetos e relações humanas. Foi tempo de celebrar a amizade! E considerando que a parceria entre a família e a escola é um dos principais elementos para o sucesso educativo e desenvolvimento integral do aluno, foi lançado, mais uma vez, um desafio aos Pais e Encarregados de Educação dos alunos da turma D8. O desafio passou pela criação de um “Mural dos Afetos” com quadras relativas ao tema e elaboração de corações com material reciclável. Os Pais e EE prontamente responderam ao solicitado e elaboraram trabalhos magníficos! Agradecemos a todos o contributo para tornar a nossa escola num lugar especial, onde reina a amizade, alegria, positividade e partilha.
A professora
Maria João Nunes



