Departamento de Ciências Sociais e Humanas
Ciências Sociais e Humanas
Teatro Educa vem à Escola apresentar a peça “25 de Abril – História de uma Revolução“
O Grupo de História do Agrupamento Morgado de Mateus trouxe à escola, esta semana, a Companhia Profissional de Teatro “TEATRO EDUCA”, para apresentar a peça “25 de Abril – História de uma Revolução“.
A peça foi bastante viva e expressiva, associando os aspetos lúdicos com a aprendizagem dos conteúdos da História vivida em Portugal na maior parte do século XX.
VISITA DE ESTUDO 11ºD E 12ºD
No dia 26 de abril de 2023, as turmas do 11ºD e 12ºD, realizaram uma visita de estudo ao museu Amadeo de Souza-Cardoso, em Amarante e à Fundação de Serralves, no Porto, acompanhados pelas professoras Armanda Pinheiro, Cristina Esteves e Ana Costa.
Visita de estudo ao Porto das turmas do 6ºano
Nos dias 23 e 24 março, todas as turmas do 6oano do Agrupamento Morgado de Mateus realizaram uma visita de estudo ao Porto, no âmbito da disciplina de História e integrada no Plano de Atividades do Agrupamento. Nesta, visitaram o Museu do Carro Elétrico e o Museu dos Transportes e Comunicações. Foi uma aprendizagem em contexto museológico que proporcionou uma atmosfera única, um desejo especial de aprender e fortes emoções.
Alunos do 5oano em visita de estudo a Guimarães
No âmbito da disciplina de História, de acordo com o Plano de Atividades do Agrupamento (PAA), os alunos do 5oano do Agrupamento Morgado de Mateus realizaram uma visita de estudo a Guimarães. Os locais visitados foram: o Centro Histórico onde tiveram a realização de um peddypaper, organizado pelo Museu Alberto Sampaio que também visitaram; o Paço Ducal onde, após a visita guiada, assistiram a um teatro de marionetas sobre D. Afonso Henriques e o Castelo – também com visita guiada.
Aulas de História no Museu de Arqueologia e Numismática de Vila Real
Na disciplina de História, os alunos da professora Ana André realizaram aprendizagens em contexto museológico com o objetivo de conhecer e sentir a História Local. Puderam assim articular os conteúdos lecionados na sala de aula com os documentos museológicos do período que vai da Pré-História até à romanização patentes neste Museu e valorizar a História da região recriada nos vestígios arqueológicos e nas maquetes expostas. O “feedback” foi muito positivo, permitindo um envolvimento dos alunos que assim despertam em si a noção de que são formadores ativos da História da sua comunidade.
Rap de Descartes
Estávamos na última aula de Filosofia, no 1º período, fazíamos o balanço do que foi a disciplina para nós e, surgiu este rap de Descartes, uma crítica ao filósofo racionalista, que estudamos no âmbito do tema: - "Origem do Conhecimento".
Oh Descartes,
quem não concorda
só diz disparates.
Oh Descartes,
a dúvida tem razão.
O cogito é verdade,
acabou a discussão.
Oh Descartes,
que tantas criticas recebes.
No fundo são haters,
não percebes?
Oh Descartes,
o Hume é tonto.
Os sentidos enganam.
E pronto…!
Alunos de Filosofia do 11ºC
-Ricardo Guerra;
-Duarte Gonçalo.
Visitas de Estudo ao Centro de Ciência
No âmbito das disciplinas de História e Geografia de Portugal e de Cidadania, os alunos da professora Ana André foram, na última semana letiva do 1º operíodo, visitar o Centro de Ciência de Vila Real.Tendo como tema o património natural de Trás-os-Montes e Douro, o Centro de Ciência de Vila Real procura contribuir para interpretar, à luz da ciência, a formação e a evolução deste vasto e diversificado território. É bom que os alunos conheçam em primeiro lugar, a sua própria região e património!
Alunos do 6ºE recriam a revolução do 1º de dezembro de 1640
Sabes porque o dia 1 de dezembro é feriado nacional?
Alunos do 6ºE recriam a revolução do 1º de dezembro de 1640
Sabes porque o dia 1 de dezembro é feriado nacional?
Visitas de estudo ao Palácio de Mateus
As turmas D e E do 6ºano, da professora Ana André, visitaram este monumento “ex libris” de Vila Real.
Valorizar a História Local e o seu património histórico é a razão principal para as visitas que a docente faz anualmente, com os seus alunos, ao longo de mais de duas décadas a este monumento único da arquitetura civil barroca, da autoria do arquiteto italiano Nicolau Nasoni.