6.ª edição do “n x Ciência às 5”

No dia 5 de novembro realizou-se a segunda sessão do ciclo de palestras da 6.ª edição do “n x Ciência às 5”, uma iniciativa promovida pelo Departamento de Ciências Experimentais e pelo Grupo de Matemática do Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus, em parceria com o Espaço Miguel Torga. A sessão contou com a presença do Prof. Doutor António Coelho, Professor Associado com Agregação no Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP-UP), que abordou o tema “Jogos e Ambientes Imersivos no Ensino”. Ao longo da palestra, o orador destacou o potencial dos jogos e simuladores como ferramentas pedagógicas, nas quais o aluno faz, experimenta e decide, num ambiente em que o erro é entendido como parte do processo de aprendizagem — conceito central dos Serious Games. Referiu também a importância dos ambientes virtuais e imersivos, que permitem explorar contextos inacessíveis no mundo real, como viagens virtuais, simulações técnicas ou visualizações de processos abstratos. O professor António Coelho sublinhou ainda a relevância de desenvolver, através destas abordagens, competências essenciais, tais como criatividade, pensamento crítico, colaboração, literacia digital e adaptabilidade. Mencionou, igualmente, a inovação pedagógica, propondo a criação de materiais de ensino que vão além do tradicional livro-texto, incorporando elementos de realidade aumentada, jogos, narrativa e ambientes multimédia.

Manifestamos o nosso sincero agradecimento ao Prof. Dr. António Coelho pela amabilidade em aceitar o convite, pela disponibilidade e pela valiosa partilha de conhecimentos. A clareza e a profundidade com que o tema foi apresentado prenderam a atenção e o interesse do público.

A Equipa do “n x Ciência às 5”