Alunos e professores da Polónia, Itália e Espanha, do Projeto Erasmus+, foram recebidos no Agrupamento Morgado de Mateus.

Nesta estadia o intercâmbio foi muito positivo, com o conhecimento da Escola, da cidade de Vila Real e de viagens pelo património histórico medieval nas cidades de Guimarães, Lamego e Porto. Uma agenda muito preenchida e diversificada, sendo dois dos pontos altos: o dia 7/03, com a receção do Município de Vila Real e o “escape room” na cidade e o dia 9/03, na Escola Monsenhor Jerónimo do Amaral, onde, num cenário “medieval” se realizou uma dramatização dos alunos desta escola e se pôde assistir "ao vivo" ao fabrico dos pitos de S. Luzia pelo Sr Jorge da Pompeia bem como à execução de artefactos em lata pelo artesão Rui Santos.

Este projeto “Viagem pela Idade Média na nossa região e na Europa”, de parceria entre escolas de Espanha, Portugal, Polónia e Itália nas regiões das escolas parceiras, pretende descobrir e valorizar o património medieval existente nas regiões das escolas parceiras, através de visitas conjuntas. As atividades desenvolvidas são a criação de logos, a apresentação das escolas e os trabalhos sobre o património medieval imaterial (as lendas e mitos) e o património medieval construído.

O Agrupamento Morgado de Mateus tem, para além deste, vários projetos de mobilidade de alunos com o objetivo de melhorar as competências básicas dos participantes. A coordenadora de todos os projetos é a professora Luísa Costa.