ESCOLA AMIGA DOS PAIS - Visita à Central do Biel

A equipa da ESCOLA AMIGA DOS PAIS deste agrupamento promoveu a visita a Central do Biel – Museu de Arqueologia Industrial no sábado, dia 26 de outubro.
O espaço museológico e centro interpretativo daquela que foi a primeira central hidroelétrica de produção de energia pública do país está absolutamente fantástico! Uma homenagem não só à primeira central hidroelétrica mas também à fábrica de curtumes que ali funcionou e a toda a zona envolvente da chamada Quinta do Granjo.
O processo de requalificação, decorreu entre 2021 e 2024 e tem a  maioria dos mecanismos oitocentistas que fizeram parte desta central. "Tudo o que aqui há aqui do ponto de vista da arqueologia industrial não existe em mais sítio nenhum de Portugal” como frisou Vítor Nogueira, diretor da Central do Biel, verdade que nos enche de orgulho!
Foi absolutamente brilhante a forma como se restauraram milhares de peças, reconstruindo também todo um espaço que estava degradado e abandonado!
Esta primeira central hidroelétrica portuguesa entrou em funcionamento em Vila Real em 1894, por iniciativa de Emílio Biel, mantendo-se em funcionamento até 1926. Em 1932, José Pires Granjo, um industrial vila-realense, adquiriu a propriedade, e ampliou as instalações para criar no local uma fábrica de curtumes, aproveitando a força motriz da antiga central e preservando desse modo a maior parte dos maquinismos oitocentistas. A fábrica de curtumes funcionou até meados da década de 1950. Depois disso, as estruturas entraram num gradual processo de abandono, que seria revertido a partir de 2017, com a classificação de todo o conjunto como de interesse municipal e o subsequente processo de requalificação, concluído em 2024.
Uma visita que foi um sucesso pela sua novidade e interesse!