Fora da sala de Aula…  

As três turmas reuniram-se em pequenos grupos no Auditório Via Láctea, tendo à sua disposição materiais/tarefas variadas com objetivos específicos, que foram previamente dados a conhecer, e que tinham de concluir. Para cada tarefa foi estabelecido tempo de resolução. Após o término de uma atividade, cada grupo trocava de estação e a “rotação” prolongava-se até todos terem passado pelas existentes.
Durante a atividade os discentes trabalharam em conjunto. Esta colaboração entre todos os membros da equipa implicou aperfeiçoar a gestão do tempo, as competências colaborativas e comunicativas, entre outras. Os discentes, caso sentissem necessidade, também tiveram a oportunidade de consultar os seus apontamentos / cadernos diários e até o manual de inglês utilizado no ano anterior.
No final da atividade, através de um registo escrito, os alunos foram convidados a fazer a avaliação do seu trabalho (individualmente) e ainda do trabalho do/em grupo, dando também a sua opinião sobre a mesmo.
Estão registadas apreciações como: “Gostei de sair da sala de aula; trabalhamos em grupo e ouvimos as opiniões dos outros; tínhamos de esperar uns pelos outros; foi divertido”. Também nos questionam, “quando é que fazemos outra atividade como esta”?
Ao longo da atividade, as professoras auxiliaram os discentes que mostraram aprendizagens mais frágeis e observaram o desempenho dos grupos. A resolução de problemas (desafios), enigmas e quebra-cabeças, conduz ao desenvolvimento (e ao aprimorar) de diferentes competências, nomeadamente: a comunicação, pensamento crítico, criatividade, imaginação, raciocínio lógico, resolução de problemas, etc. - habilidades de natureza social, emocional e cognitiva.
Posteriormente, nas aulas, os alunos tiveram acesso à correção dos trabalhos, através da plataforma classroom e/ou Powerpoint e numa pequena conversa em grupo turma, identificaram os conteúdos mais frágeis, propondo atividades para a sua melhoria e que estão a ser colocadas em prática nas salas de aula.