Fizeram parte do programa duas oficinas de Cerâmica grega, destinada a alunos de 9ºe 11ºanos, em que os alunos puderam contactar com os tipos de cerâmica que a Grécia Clássica dispunha, a sua função e ergonomia. Feita a introdução pelo Professor Horácio Ramos da Associação Clenardus, os alunos pintaram e decoraram o seu próprio prato.
As duas palestras que se entremearam no programa, proferidas pela Professora Alice Costa, também membro da Associação Clenardus, foram um libelo a favor da restauração na nossa escola das línguas clássicas e uma sensibilização para o modo como a Ciência em particular tem uma ligação tão estreita com estas línguas. Na parte da manhã ,a sessão brilhante foi dedicada ao Grego; no período da tarde, a palestra, igualmente luminosa e tão esclarecedora quão surpreendente, enveredou pelo Latim.
A equipa de docentes que coordenou e dinamizou o programa agradece a todos, em particular aos professores Alice Costa e Horácio Ramos ,que se deslocaram de Lisboa para nos presentearem com este programa espantoso ,e a uma antiga aluna desta escola, Ana Sofia Jordão , que deu o seu excelente testemunho de discente de Latim Agradecemos ainda aos alunos, professores, e assistentes técnicos e operacionais que se juntaram a nós numa verdadeira comemoração e festa pelo retorno das línguas clássicas e a sua importância para melhor entendermos a Humanidade e a Ciência.