Teatro Educa vem à Escola apresentar a peça “25 de Abril – História de uma Revolução“


Os alunos participantes, do 6º, 9.º ano e 12ºanos de escolaridade, puderam contactar com uma outra maneira de aprender a História de Portugal, desde os primeiros tempos da ditadura salazarista, passando pela guerra colonial e terminando com a Revolução do 25 de Abril de 1974, com a conquista da liberdade. Aprenderam, de forma mais dinâmica e lúdica, os fatores que estiveram na origem da revolução dos cravos, bem como a forma pacífica e determinada como os militares do Movimento das Forças Armadas (MFA), juntamente com o povo fizeram o golpe de estado que viria a possibilitar a instauração da Democracia em Portugal.
Para além disso, puderam ainda experienciar, ainda que de forma simulada, o ambiente repressivo, autoritário e conservador imposto não só aos pensadores, intelectuais e artistas da época, mas também à população em geral que vivia com medo da PIDE e da Censura.
A História ensina e o objetivo dos docentes de História é de que os alunos saibam porque mudou radicalmente o panorama político e social português, abrindo caminho a uma participação mais ativa e cívica de todos os cidadãos portugueses, para a qual os alunos serão chamados a tomar parte. Assim se desenvolve o espírito crítico e a tomada de consciência da identidade portuguesa daqueles que, um dia, serão o futuro do país.
Parabéns a todos! Aos atores brilhantes e aos alunos que se portaram exemplarmente! E claro, a nós professores, que organizamos a vinda deste excelente grupo teatral.