Semana Mundial do Espaço - palestra sobre o "Universo: escalas e conteúdos" para alunos de 7.º ano

semana munidial do espaço1

Dinamizou a palestra o Prof. Dr. Paulo Maurício, investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e professor da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Sem ser exaustivo, refira-se que o seu longo currículo envolve trabalhos e projetos que vão da matéria e energia escuras no Universo à Teoria das Cordas.

Sempre enquadrando os conteúdos nas escalas de distância no Universo, elucidou-nos desde as estruturas do mundo da física de partículas, passando pelos corpos que formam o nosso quotidiano, aos planetas, estrelas e galáxias até estruturas de larga escala como os enxames e super-enxames de galáxias e a cosmologia do Universo.

 Atentos e interessados, os nossos alunos partiram numa "viagem" fascinante desde o infinitamente pequeno ao infinitamente grande, começando na Terra, e avançando cada vez mais no espaço profundo e longínquo, percorreram os planetas do Sistema Solar, os meteoros, os asteroides e os cometas. Depois viram algumas nebulosas planetárias, com a sua anã branca ao centro, ilustrando o que será o fim da nossa estrela, o Sol. Para estrelas de massa muito maior do que o Sol, o seu fim será uma espetacular explosão ou supernova. Avançando ainda mais nas escalas de distância/tempo, observaram algumas galáxias de diferentes formas, com uma  particular atenção à nossa Via Láctea. Continuamos a afastar-nos para observar alguns enxames de galáxias e super-enxames. Também nos detivemos um pouco para visitar o célebre astrónomo Edwin Hubble no seu observatório de Monte Palomar, o qual comprovou que as galáxias estão a afastar-se uma das outras, ou seja, que o Universo está em expansão.

A terminar, uma breve referência à natureza, ainda mal compreendida pelos cientistas, de matéria escura e energia escura, que se pensa constituírem cerca de 95% do Universo.