Leituras com Liberdade Explorar a Criatividade na aprendizagem de Inglês

Como dizia a nossa célebre escritora Sophia de Mello Breyner Andresen com a citação:     "A leitura é uma porta aberta para o mundo da imaginação das crianças. Ao proporcionar-lhes a liberdade para explorar diferentes locais e histórias, estamos a alimentar não apenas a sua mente, mas também o seu espírito de descoberta e criatividade."    
Pretende-se que a Leitura Lúdica se alie à Liberdade no sentido em que a importância da Liberdade de escolha de locais que promovam um ambiente acolhedor e propício à leitura, exploração de diferentes espaços na escola para enriquecer a experiência de leitura, que suscitem alegria, bem-estar e gosto. Neste âmbito e tendo em conta o meio, no 1º ciclo destacamos como referência a biblioteca escolar, o espaço exterior da escola, o auditório e as salas do pré-escolar.
Para operacionalizar e concretizar as leituras, realizam-se as atividades de cariz lúdico, nomeadamente jogos, dramatizações, entoação de canções e danças. Em todas elas existe a articulação com a biblioteca escolar, de salientar ainda o acompanhamento dos titulares de turma, dos assistentes operacionais e as coordenadoras de escola que muito contribui para a dinamização e para o bom funcionamento das mesmas.
Existe ainda a articulação com o grupo de Inglês do 2º ciclo, com leituras dinamizadoras, que veio impulsionar o ânimo da leitura, a união e amizade entre alunos de ambos os ciclos. O fato de sair da escola para ir a outra dinamizar a atividade contribui para a liberdade e bem-estar dos alunos. Verifica-se um impacto bastante positivo no desenvolvimento linguístico e criativo dos participantes como resultado do desenvolvimento das competências linguísticas e criativas dos alunos. O feedback dos alunos e professores envolvidos é dado através de questionários google Forms, sendo bastante positivo e apresentando sugestões que são uma mais valia para melhorar e enriquecer ainda mais o mesmo.
Será visível a implementação do projeto a nível interdepartamental, uma vez que se tem revelado positivo e é favorável, assim como futura implementação a nível do Pré-escolar.
Gravelina Alves Gache e Dina Silva
(Professoras de Inglês do 1º Ciclo )