Ensino Profissional  
Ações formativas em funcionamento

Saude

2 Turmas - 1º ano e 3º ano

729281 - Técnico/a Auxiliar de Saúde

Descrição Geral

O/A Técnico/a Auxiliar de Saúde é o/a profissional que auxilia na prestação de cuidados de saúde aos utentes, na recolha e

transporte de amostras biológicas, na limpeza, higienização e transporte de roupas, materiais e equipamentos, na limpeza e

higienização dos espaços e no apoio logístico e administrativo das diferentes unidades e serviços de saúde, sob orientações

do profissional de saúde.

 Atividades Principais

l Auxiliar na prestação de cuidados aos utentes, de acordo com orientações do enfermeiro.

l Auxiliar nos cuidados post-mortem, de acordo com orientações do profissional de saúde.

l Assegurar a limpeza, higienização e transporte de roupas, espaços, materiais e equipamentos, sob a orientação de

profissional de saúde.

l Assegurar atividades de apoio ao funcionamento das diferentes unidades e serviços de saúde.

l Auxiliar o profissional de saúde na recolha de amostras biológicas e transporte para o serviço adequado, de acordo com

normas e/ou procedimentos definidos.

Referencial de formação.

Multimedia

2 Turmas - 1º ano e 3º ano

213006 - Técnico/a de Multimédia

Descrição Geral

Conceber e desenvolver sistemas e produtos multimédia através de criação de ecrãs em 2 e 3 dimensões da captação, e

digitalizar, tratar e integrar sons e imagens, fixas e animadas, tendo em vista soluções de informação e comunicação.

 

Atividades Principais

Criar e tratar sons e imagens, fixas e animadas, para incorporar em produtos multimédia, utilizando programas

informáticos específicos.

Desenvolver animações a 2 e 3 dimensões (2D e 3D) através de processos de modelagem e rendering, utilizando as

ferramentas informáticas adequadas.

Captar e editar imagens animadas em plataforma digital, utilizando o equipamento e software adequados, tendo em conta

o projeto de vídeo a desenvolver.

Captar e editar som em plataforma digital, utilizando o equipamento, software e fontes sonoras pré gravadas apropriados,

tendo em conta o áudio a produzir.

Desenvolver projetos multimédia integrados, tendo em conta o produto a realizar e o público alvo a atingir.

Desenvolver e programar aplicações multimédia para offline, utilizando software de autor e o setup de gravação digital;

Programar, editar e disponibilizar páginas para a internet, utilizando software de edição HTML.

Desenvolver um guião multimédia, de forma a estabelecer o percurso do projeto, o desenvolvimento da sinopse e a

execução do storyboard.

Executar o produto multimédia final, desenvolvendo o design e a programação estabelecida no guião do projeto e os

diversos elementos multimédia, nomeadamente, imagens, textos e animações.

Apresentar o projeto multimédia realizado, a fim de o promover junto do público­alvo ou de o defender no contacto direto

com o cliente.

Referencial de formação.

turismo1 Turma - 2º ano

8121010 - Técnico/a em Animação de Turismo

Atividades Principais

No final da formação, o/a formando/a deverá ser capaz de:

- Reconhecer o fenómeno turístico nacional e internacional e a sua incidência sobre a atividade

económica nacional e regional.

- Identificar as principais linhas de enquadramento socioeconómico do setor do turismo.

- Reconhecer as principais linhas de tendência de evolução do turismo em Portugal.

- Distinguir a estrutura organizativa e divisão funcional dos estabelecimentos de hotelaria e restauração e

turismo e lazer.

- Identificar a legislação fundamental reguladora da atividade turística.

Referencial de formação.

juventude1 Turma - 2º ano

761337 - Técnico/a de Juventude

Descrição Geral

Intervir na conceção, organização, desenvolvimento e avaliação de projetos, programas e atividades com e para jovens,

mediante metodologias do domínio da educação não­formal, facilitando e promovendo a cidadania, a participação, a

autonomia, a inclusão e o desenvolvimento pessoal, social e cultural.

 

Atividades Principais

Diagnosticar e analisar áreas de intervenção com e para jovens.

Colaborar na definição e gestão de recursos técnicos, logísticos, formativos e financeiros necessários para a realização

de atividades juvenis, nomeadamente, ao nível dos recursos humanos, dos equipamentos, do espaço e das prestações de

serviços.

Intervir no planeamento, organização, dinamização e avaliação de atividades de animação juvenil.

Colaborar na elaboração e implementação de projetos de intervenção e desenvolvimento, de âmbito nacional e/ou

internacional, destinados aos jovens.

Intervir no desenvolvimento de campanhas de informação e comunicação, de âmbito nacional e/ou internacional, em

temáticas da área da juventude.

Promover a dimensão internacional da área da juventude, especialmente no espaço europeu, Ibero­americano e da

Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Referencial de formação.